VOCÊ SABE CALCULAR QUANTOS PONTOS COLOCAR NA AGULHA?!

Um grande dilema está sempre na quantidade de pontos que iremos colocar na agulha para executar um projeto. Muitas vezes a receita pede (por exemplo)  80 pontos e fio ‘tal’ e daí ocê não tem o fio ‘tal’ e tem o ‘outro’ mas, este ‘outro’ não é similar e a agulha um pouco maior ou menor da que se pede na receita  e daí ocê tenta mesmo assim e…fica tudo uma porcaria. Acertei?

Bem, vamos parar de cometer erros infantís como este e comerçar a pensar como uma tricoteira que se preze.

Em primeiro lugar,  depois de ter escolhido o modelo da revista ou o que ocê tem em mente/criou , resolva logo qual é o fio que irá usar e as agulhas para que se possa fazer uma amostra. Antes de fazer a amostra tenha em mãos as medidas que você deseja no seu trabalho -  se você quiser por exemplo,  fazer um gorro, meça a circunferência da cabeça  em cima das sobrançelhas e dando volta na ‘tampa’ da cabeça e anote – nós vamos fazer de conta que deu 56 cm de diâmetro.

Agora está na hora de ocê pegar este fio e agulhas e fazer uma amostra. Como faço a amostra? Fácil, ocê coloca na agulha 12 pontos e tricota no ponto que ocê escolheu para fazer o seu projeto por pelo menos  10cm. Feito isso, dispense os pontos da borda (o primeiro e o último ponto da carreira), pegue uma fita métrica  e meça a largura (sem esticar), dos 10 pontos centrais e anote num papel. Digamos que a medida tenha sido de 5 cm. Ok?

Ocê já tem a medida da cabeça (56 cm) e a medida dos 10 pontos da amostra  (5 cm) o que fazer com isso? (Não diga!)

Você deve pensar assim…Se já sei que os 10 pontos da minha amostra resultou em 5 cm, quantos pontos vou precisar em 56 cm?

Olha aí como fazer:

56 cm (a medida da circunferência da cabeça) x 10 (que foram os  pontos medidos na amostra) : 5 cm (o resultado em centímetros dos dez pontos) = quantidade de pontos que  precisarei. Abaixo, para que ocê entenda melhor, ‘armamos’ a conta procê e ficou assim…

56 x 10 : 5 = ?

?= 560 : 5 = 112

?= 112 pontos (se der um número ‘quebrado’, arredonde para mais ou menos um ponto, isto é, se tivesse dado 112.5 eu poderia colocar 113 ou 111 – você decide porque na terra do tricô, a lógica fica só com a matemática).

Deu prá entender?

Existem mil maneiras de se fazer isso mas todas chegam nesta regrinha de três que procurei passar para que ocê aprimore cada vez mais o seu trabalho. Depois que ocê fizer uma vez assim e ver que o resultado é muito melhor do que no olhômetro etc., não vai querer fazer de outra maneira.

Tenha um ‘bom tudo’ hoje e seja feliz!

Tuka

ps: Procure sempre fazer uma  amostra do que irá tecer, evitando erros como por exemplo, tricotar com agulhas que ocê pensou que fosse ficar legal e não fica – já pensou ter a trabalheira de começar um projeto e lá pelas tantas ver que não era do jeito que queria porque as agulhas eram muito grossas/finas?! Ou que o fio que está usando não era o apropriado para se fazer o projeto?                                                                                        Estes são só alguns exemplos e fazendo uma mostra, ocê nunca perderá seu tempo  que é tão valiozo.  Experimente fazer e me diga depois…

10 comentários:

  1. Oi, seu blog é muito legal, mas não consigo ler direito querida.Coloque as letrinhas com cor escura.
    Obrigada!
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  2. Não sou tricoteira, mais muito de vez em quando dou as minhas agulhada.
    Estava com uma dúvida cruel de como saber quantos pontos eu iria precisar para fazer a sanfona da barra de uma blusa. Pesquisei e encontri vc, carinhosamente nos ensinando.
    Bjim e boa Páscoa
    Nilza
    Juiz de Fora

    ResponderExcluir
  3. Tuka quanta gentileza de nos ensinar,muito obrigada vou tentar usar suas dicas para fazer uma blusinha p/meu filhoto de 4 anos,espero conseguir.
    bj
    Silvana Ricceto

    ResponderExcluir
  4. Oi Tuca e no caso do crochê, quero fazer um gorro para minha neta, ela tem 09 meses e a circunferência da cabeça é 45cm. Quantos aumentos fazer em um gorro simples todo em ponto alto? Grata. Meu e-mail pequenapujol@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Perfeita sua dica, muito obrigada. Eu amo tricotar.

    ResponderExcluir
  6. Adorei!!!!! Muito obrigada!! Que sua Luz continue a nos ajudar.... Amei tb seus albuns... Ficarei freguesa, ihihi, agora que aposentei..... Bjos no coração.....

    ResponderExcluir
  7. Foi muito proveitosa sua informação. Nota 1000 para seu blog, muito original ! Obrigada abs

    ResponderExcluir
  8. Tuka, eu não sabia fazer esse cálculo. Sempre perdi muito tempo tecendo e desmanchando.
    Sua dica foi excelente.

    ResponderExcluir
  9. Adotei,obrigada por sua dedicação

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...