Mãos que com um toque são capazes de tecer, ou pintar, ou construir sonhos…
O artesão é aquele que consegue passar para o mundo a sensibilidade com uma doçura e criatividade que só eles conseguem…
Muitos dizem que o artesanato é coisa de gente que não tem o que fazer…Se estes muitos soubessem que o mesmo artesanato que eles tanto depreciam salvam vidas, não falariam desse jeito. Desde menina sempre adorei fazer peças artesanais – seja em ticô, crochê, madeira, pintura etc. – ele está presente sempre em minha vida.
Muitos amigos sabem que sou cuidadora de pessoas com DA (Doença de Alzheimer), e sabem o quão é difícil cuidar de pessoas que tenham algum grau de demência…(e se não é o artesanato que faz parte de minha vida desde menina, acho que quem estaria precisando de um cuidador seria eu).
Quando sofri um AVC, um infarto cerebral e um aneurisma cerebral e tive que ficar por meses internada num hospital para me restabelecer, sabem o que me ajudou a superar a minha cirurgia no cérebro, a colocação de stends nas minhas carótidas e etc? É, foi o bom e velho artesanato. Na época fiquei com tanta raiva de estar presa numa cama que acabei fazendo uma colcha de crochê lindíssima em tempo recorde…Depois, como não conseguia falar direito e tropeçava nas palavras devido ao AVC (hoje falo pelos cotovelos), começei a tricotar blusas para a família, para os amigos…e assim descontava nas agulhas tudo aquilo que estava passando naquele momento. Nunca fiquei depressiva pelo estado em que me encontrava e agradeço a Deus por me dar o dom de artesanar…
Ixiiii, acho que me excedi demais…
O que eu quero mesmo, é deixar meu enorme abraço a todos que fazem parte deste mundo artesanal e dizer que sem vocês para colorir esse mundo e levar a alegria de criar, êle seria cinza e muito, muitoooo sem graça…
QUE A FELICIDADE IMPERE NESTE DIA, COM MUITA CRIATIVIDADE NA CABEÇA E MUITO AMOR NO CORAÇÃO DE CADA ARTESÃO.
QUE DEUS NOS ILUMINE…SEMPRE!!!!
Mundixerus, da
Tuka!
Me han emocionado tus palabras, creo que la escuela de la vida te ha llevado por situaciones dificiles y ahora estas preparada para atender a "tus pacientes", solo tú sabes del amor que necesitan quienes tiene algun problema en su salud. Yo soy enfermera, por eso lo digo.
ResponderExcluirEs lindo tu blog, siempre puedo sacar ideas nuevas.
Que tengas un feliz dia!!
Marisa
Muito obrigada , pra você um excelente dia.Vc. é uma guerreira além de prendadissima.Gosto muito de você virtualmente, e te admiro tb.Grande abraço .BJS
ResponderExcluirOlá Tuka!
ResponderExcluirÀ conta do DIA DO ARTESÃO,
Fiquei contigo no CORAÇÃO!
Rimei, mas m/querida, mesmo sendo virtual, não tenho jeito para poetisa!!!!!!!
Gosto muito do teu Blog, e já o sigo há tempos,
mas penso que ainda não tinha comentado, e já vais ficar saber porquê!
Como tu, sempre gostei de fazer coisinhas de Artesanato, desde os meus 5 ou 6 anitos que comecei a bordar, e mais tarde c/crochet, tricot, etc.! Mas, isto como termo de comparação contigo, há 19 anos tive câncro de mama, mas fiz a mastectomia, e passados 2 meses
fiz estrectomia total, e graças a Deus passei os 10 anos seguintes tranquila! Nessa altura apareceu-me uma metástase na bacia do lado direito! Mas apesar do "susto", fiz 1 semana de radioterapia, e felizmente passou mais UMA!
Bom, passados 4 anos e pico, a descer uma escada, "catrapumba", parti a perna, mais própriamente, o fémur do lado esquerdo, e daí até cá, 5 aninhos, tem sido uma chuva de internamentos e operações, 12 no total, incluindo uma nova metástase no mesmo sítio, só que desta vez não foi lá c/a radioterapia, e ando a fazer quimioterapia, mas oral, assim estou em casa, faço 14 dias de toma, e paro 7, e já vou no 5º.tratamento! A verdade é que ainda não sinto grandes melhoras, e RESUMINDO E CONCLUINDO, O QUE VALE É A APRENDIZAGEM DE ARTESANATO, QUE MUITO ME TEM AJUDADO A PASSAR O TEMPO, TANTO EM CASA, COMO QUANDO ESTOU INTERNADA! Como te dizia, agora deves entender um pouco melhor eu não escrever muito, porque já apanhei o jeito de trabalhar, MAS ESCREVER, É TUDO, COMO AGORA, OU NADA!!!!!!!!!!
Muitos bjinhos cheios de carinho, desta amiga, virtual, da banda de cá do Oceano,
Avó Ana
Tuka, hj acabei te conhecendo mais um pouco e imagino o quão dificil deve ter sido superar tudo que passaste, mas graças a Deus nunca carregaremos uma cruz que não possamos carregar não é mesmo? tem um selinho em meu blog para vc, bjo
ResponderExcluir