#COMPARTILHANDO# MITENES

Conforme o prometido, hoje estou postando a receitinha das mitenes para compartilhar com ocêis…CAM00334

Material:

Agulha reta nº 3,5 mm ou 4mm.

Fio compatível (eu usei o popular fio Mollet (Círculo) e Flash (Pingouin) 100 grs – dá e sobra).

Marcadores ou fios coloridos ...

Dica:

Costumo tricotar as duas luvas juntas, isto é, na mesma agulha para que fiquem igualzinhas – (Isto é uma preferência minha e ocê faz como quiser).

Preste atenção que o ‘avesso’ deste trabalho é que será o ‘direito’ e para não se perder, assim que fizer a primeira carreira, coloque um marcador, ou um alfinete ou um fio colorido nesta carreira para saber que aí será o direito do seu trabalho.

Outra coisa é o tamanho da luva...Esta é do tamanho médio mas ocê poderá tricotá-la com um número de agulha maior e assim ficará maior sem mexer na receita.

Vamos ao trabalho?

Coloque 33 pontos na agulha (já contando com os pontos de borda que são 1 para cada lado), e tricote assim em gomos:

1ª carr. – em tricô (n

2ª carr. – em meia

3ª carr. – em meia

4ª carr. – em tricô

5ª carr. – em meia

6ª carr. – em meia

Volte agora para a 1ª carreira e repita até a 6ª o quanto for necessário. Sugiro que faça no mínimo 5 ‘gomos’ mas, com 7 ‘gomos’ fica bem melhor.

Ao terminar o último ‘gomo’(a última carreira deverá ser pelo avesso), vire o trabalho para o direito e faça assim:

(se ocê está fazendo as duas mitenes na mesma agulha e/ou em separado):

1ª carreira...(Para que a costura não fique na lateral da luva)

Para a primeira luva faça 12 pontos meia, coloque um marcador, 1 ponto meia, coloque outro marcador, 20 pontos meia.

Para a segunda luva faça 20 pontos meia, coloque um marcador, 1 ponto meia, coloque outro marcador, 12 pontos meia.

2ª carreira- e todas no avesso - siga o ponto, isto é, tricô.

3ª carreira - para ambas as luvas: em meia vá até o marcador que deverá ser passado para a agulha direita e fazer um aumento pegando com a agulha esquerda o fio entre o ponto anterior e o ponto de dentro do marcador, de trás para a frente. Faça o ponto do aumento em meia, 1 meia, outro aumento que deverá ser feito também no fio que está entre o ponto que acabou de fazer e o próximo ponto, só que agora pegue o fio com a agulha esquerda, de frente para trás e faça um ponto meia - começamos aí a fazer o dedão . Passe o marcador para a agulha direita (verá que entre os marcadores e ficarão 3 pontos ) e siga até o final da carreira em meia. Repita esta carreira até contar com 13 ou 15 pontos (ou mais) entre os marcadores. (Eu deixei 15 e ficou muito bom. Ah, tem um vídeo que achei no You Tube que ensina a fazer isso e que também deixei o link  logo abaixo). Termine a carreira e quando voltar e chegar nos marcadores, passe os pontos do dedão para uma agulha auxiliar, ou um alfinete, ou um fio e deixe em espera. Enquanto isso, continue a tricotar o restante da carreira unindo os dois lados. Continue tricotando por mais alguns centímetros (3 ou 4 cm) e arremate fazendo mais um ‘gomo’ . Se não quiser fazer o gomo, faça mais 2cm em meia e arremate. Volte agora para o dedão colocando de volta na agulha os pontos que deixou esperando e tricote um gomo e arremate.

CAM00330

(para ampliar, clic na foto)

Costure as luvas, (inclusive o dedão), com pontos invisíveis e... voilá! Aproveite para desfilar com suas mitenes novas.

Será que deu para entender?

http://www.youtube.com/watch?v=HvQ-Tmt3HOU – Clic para assistir o vídeo e ver como se faz os aumentos para o dedão como expliquei na receita.

(Se houver erro, copie e cole na barra do You Tube).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...