COM AS MANGUINHAS DE FORA

Esta semana no meio de uma corridinha ao hospital para ficar com meu paciente e uma corrida para cuidar da vida, fabriquei um tempinho para fazer alguma coisa prá mim – o que é raro (Sabe, aquela historia que em casa de ferreiro o espeto é de pau? Pois é, aplica-se a mim também!). Resolvi fazer uma mula-sem-cabeça ou manguinhas em tricô,  num ponto bem fácil e rápido. Eu achava até que essas manguinhas eram meio incômodas, (claro, eu nunca havia usado uma!),  e minha surprêsa foi que são ótimas para se usar no dia/dia e são extremamente confortáveis…

Eis como fiz a minha:

Primeiro escolhi um fio grossinho para render e esquentar…

Depois coloquei na agulha( 5mm) 30 pontos e trabalhei por 3 cm em ponto barra 1/1  -(Ponto barra= 1ª carreira faz 1 ponto tricô, 1 ponto meia. A 2ª carreira segue o ponto que se  apresentar, ou seja, onde é tricô faz-se tricô, onde é meia faz-se meia).

Agora mude para a agulha 6  faça mais 7 cm de barra 1/1 ou no tamanho que desejar. (Por que mudei de agulha para terminar de fazer o meu barrado para o punho? Porque, eu queria que o punho ficasse  apertadinho e bem feito. Sabe, a gente fazendo assim, os punhos e as barras dos nossos  casacos ou blusas, não ficam ‘flácidos’ e o seu tricô fica ótimo).

Bem, acabando de fazer o punho do início, agora é só escolher o ponto que deseja trabalhar  e…trocar para uma agulha mais grossa …eu optei pela ag. 9 e por um ponto que cada vez que faço me surpreende e que eu chamo de “ ponto do preguiçoso’ – rende bastante e dependendo do fio usado ele fica de um jeito. Vamos ao ‘ponto do preguiçoso’, que muitos devem já ter feito e sabem o nome correto dêle…êle é todo em tricô…dê 1 laçada (a laçada em tricô é feita passando o fio por cima da agulha direita , da frente para trás), antes de começar a tecer os  pontos  que estiverem na agulha esquerda…agora pegue *2 juntos e dê 1 laçada*…até o final da carreira repita  o que está entre os asteriscos. Na volta, faça a mesma coisa começando sempre com uma laçada antes de começar a tecer…

Teça até o tamanho desejado e termine fazendo o outro punho, só que agora passe para agulha 6 e teça por 7 cm em ponto barra 1/1 e passe para agulha 5 e faça mais 3cm de barra. Para que o arremate saia bonitinho faça assim: pegue o primeiro ponto e deixe cair sem fazer na aguha direita. Teça o segundo ponto normalmente e agora, aquele que ocê tirou sem fazer, passe por cima deste outro que ocê acabou de fazer. (Difícil? No começo a gente até estranha mas, pode-se pegar uma agulha de crochê – se quiser, para ajudar). Se ocê quiser arrematar do seu jeito, fique à vontade…

Eis aí então, a obra acabada em todo o seu esplendor:

MANGUINHAS 004 

MANGUINHAS 002

MANGUINHAS 001

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...