ESTOU ‘PASMADA’…

Ontem passando por uma dessas comunidades de artesanato no Orkut, deparei com um trabalho que eu tinha feito há uns três anos atrás, colocado no fórum dessa comunidade como sendo um trabalho feito pela ‘postadora’.

Gentchy, reconheci o trabalho na hora porque a gente sabe quando o filho é da gente, não sabe? Eu tinha feito este trabalho com restos de lã  que mesclei -(mais um motivo para reconhecer que era meu)- e o acabamento inconfundível da Tuka. Infelizmente não estou encontrando entre meus guardados a foto dêle para poder colocar aqui junto com a foto que está na tal comunidade. O tal trabalho não o tenho mais comigo porque  dei de presente (e eu não me lembro também a quem mas, ainda vou lembrar!). A pessoa que postou  teve a cara-de-pau de dizer que o trabalho era dela e que tinha trabalhado horas a fio para terminá-lo.

No mundo do tricô/crochê não podemos dizer que tal trabalho nos pertence porque o que há é só uma reinvenção de tudo o que já conhecemos e aí entra a criatividade, o bom gosto, a imaginação, etc. Mas temos que respeitar o artesão que o fêz.

Não sou dona mais do trabalho porque, como já disse,  o dei de presente mas, gostaria que pelo menos  as pessoas que admiram/fazem tricô colocassem (quando não souberem) a autoria  do trabalho como desconhecido, assim seria  muito mais elegante.

Isto jamais acontecerá aqui neste blog porque gosto de tudo direitinho. (Quando é meu, é meu – isto é – mato a cobra e mostro o pau. Quando não é, mostro de quem é e dou endereço). Quando faço uma postagem, procuro colocar marca d’água nas imagens porque afinal de contas eu garimpei entre meus guardados e na net tudo o que publico aqui (e dá trabalho!)  e assim evito a tal ‘clonagem’, e, sempre deixei bem claro também que estas imagens não são de minha propriedade. Quando a imagem é minha, faço dela o que quiser.

Bem, espero que não aconteça com vocês o que aconteceu comigo. Infelizmente este trabalho eu não tinha colocado no blog e me arrependo porque se tivesse colocado, quem sabe eu não estaria passando por isso …

Deixa prá la…isso só foi mais um desabafo com as amigas…desculpem-me!

Tuka

Um comentário:

  1. Esos sitios normalmente no son de artesanos, porque quienes hacemos nuestras cosas sabemos lo que cuesta y no nos quedamos con el credito de otro. Pero bue...lamentablemente hay gente sin etica.
    Cambiando de tema, la nueva vista de tu blog es linda y no me causa error del navegador al abrir(hacia tiempo que no podia acceder ni dejar comentarios)
    Un abrazo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...