Golinha em tricô e que nunca sai da moda…(esta eu peguei no fundo do meu baú de ‘guardados’ .
O nome dela é “Gravatinha Zezé” e continua a fazer sucesso desde o tempo da vovó…
Esta eu tive que transcrever a receita porque estava muito ‘capenga’..Vai lá:
Agulha nº 6 e 200 grs fio compatível.
Colocar 3 pontos na gulha e fazer duas carreiras em tricô. A seguir, para cada começo de cada carreira de tricô, tanto para o lado direito como do avesso do trabalho, aumentar apenas um ponto (até ficar com 26 pontos). Fazer 10 carreiras de tricô sem aumentos. Agora divida os pontos intercalando-os até ficarem 13 pontos na agulha (você vai fazer assim : 1 ponto em tricô e passar o ponto seguinte sem fazer, para uma agulha auxiliar ou alfinete – até o final da carreira).
Fazer cada parte separada (13 pontos), 5 cm de ponto sanfona (1 trico, 1 meia),e posteriormente juntar os pontos novamente em uma única agulha do mesmo modo que foram separados (intercalando-os fazendo 1 tricô de uma agulha e em seguinda fazendo 1 tricô da outra agulha). Com os 26 pontos, fazer 2 carreiras de tricô, sendo que na segunda carreira aumentar 20 pontos (intercalados), ficando com 46 pontos. A seguir, faça a sequência abaixo:
1ª carreira direito – 5t, 1 lç, 2pjt, 2 t, 1lç, 2pjt, 2t, 1lç e o restante da carreira em tricô
2ª carreira- avesso todo em tricô.
3ª, 5ª e 7ª (direito) carreiras – fazer igual a 1ª
4º, 6ª e 8ª (avesso) carreiras – toda em tricô
9ª carreira – arrematar 4 pontos (um de cd vez) e fazer 5t, 1 lç, , 2pjt, 2t, 1lç, 2pjt, 2t, 1lç, e o restante da carreira em tricô
10ª, 12ª, 14ª e 16ª (avesso) carreiras – toda em tricô
11ª, 13ª e 15ª (direito) – fazer igual a 1ª carr.
Toda a vez que terminar a 16ª carreira, voltar novamente para a 9ª carr e repetir este processo até completar de 17 a 20 bicos ou quantos bicos desejar (depende o tamanho que queira).
Após fazer os bicos, fazer 2 carr de tricô, sendo que na 2ª carr. Diminuir 20 pontos (intercalados) que você aumentou no começo do trabalho, voltando a ficar 26 pontos.. Fazer de 2 em 2 pontos juntos em tricô até ficarem 13 pontos na agulha. Fazer 5 cm de ponto sanfona (1t, 1m) e depois aumentar um ponto de tricô para cada ponto existente na gulha, para voltar a ficar com 26 pontos. Daí para a frente começar a fazer o bico diminuindo 1 ponto a cada começo de carreira, até restarem 3 pontos que deverão ser arrematados de uma única vez.



Nenhum comentário:
Postar um comentário