Bons resultados na confecção de uma peça exige alguns cuidados preliminares.
Leia com atenção a receita ou estude o gráfico antes de iniciar uma confecção.
Todas as instruções devem ser seguidas e teste sempre a amostra.
O asterisco (*) indica que determinado procedimento deve ser repetido, quantas vezes forem necessárias.
Antes de iniciar o trabalho, é preciso verificar se os fios são todos da mesma partida, para não dar diferença de cor durante o trabalho. Verifique sempre o número marcado no rótulo do novelo.
Meça 3 vezes a largura desejada para o trabalho no fio que vai ser colocado na montagem de pontos na agulha.
Atente para:
Fios: Existe uma grande variedade de fios no mercado, cada um é diferente pela sua aparência e texturas. Cada tipo de fio tem sua característica que se adapta ao clima e tendência atuais. Ao adquirir o fio desejado para a confecção da peça deve-se comprar a quantidade suficiente do fio do mesmo lote, pois há uma diferença de tingimento que poderá influenciar a qualidade da peça.
Agulhas: Utilize agulhas leves e resistentes com pontas afinadas, nunca utilize agulhas tortas ou ásperas, pode deformar seu ponto prejudicando a qualidade da peça.
A agulha tem um papel importante durante o desempenho da confecção das peças, obtendo maior rendimento e conforto para as tricoteiras. A escolha do diâmetro da agulha dependerá da espessura do fio desejado e pontos realizados.
Montagem de pontos: Existem várias formas de montagem de pontos na agulha, cada tricoteira tem seu estilo próprio, método da corda ou de duas agulhas e método simples ou de uma agulha é o mais comum entre as tricoteiras. O importante é lembrar que a quantidade de pontos realizados será a base da peça em comprimento ou largura desejada conforme a receita.
Métodos de tricô
Tricô circular: é necessário um jogo de agulhas, com pontas em ambas as extremidades, realizando os pontos montados em cada agulha em carreiras circulares. É uma técnica mais antiga ainda muito utilizada. Ex: boinas, toalhas tapetes, motivos, meias e outros.
Tricô tubular: este tricô é realizado sobre duas agulhas e produz duas camadas de malhas tecidas, sem emendas laterais. ex: echarpes, cintos, bolsos embutidos, bolsas e outros...
Tricô jacquard: formam desenhos com várias cores e fios, os fios são passados ou cruzados pelo avesso da peça, pode ser utilizado vários novelos e cores em uma só carreira durante a confecção da peça, mas cada um tem sua vez de ser tricotado.
Tricô com agulha circular: é uma agulha de ponta dura sem as hastes e ligadas a um fio flexível, sendo uma agulha mais moderna para tricô circular sem costuras, são muito mais confortáveis e mais leves durante a confecção de peças grandes muito pesadas utilizadas no tricô comum. Além da praticidade em carregar de um lugar para o outro garantindo a segurança dos pontos já tricotados na agulha.
Pontos básicos: ponto tricô é realizado com o fio pela frente da peça; ponto em meia é realizado com o fio por detrás da peça. Estes pontos são fundamentais para os demais pontos como: pontos fantasias, pontos trançados, pontos ajurados, pontos cheios e outros...
Tensão do ponto: a tensão do ponto varia muito quanto ao estilo de tricotar, algumas apertam e outras afrouxam os pontos, mas é muito comum este procedimento. Faça uma pequena amostra do ponto, (um quadrado para medir quantos centímetros e quantos pontos foram produzidos neste pequeno quadrado). A partir deste passo, saberemos a medida e quantidade de pontos a serem realizados para começar uma peça.
Diferença e diversidades de pontos: os pontos mais fechados têm como aspecto de contrair um pouco a peça durante a sua confecção. Já os pontos mais rendados ou abertos têm o aspecto de deixar a peça com mais elasticidade durante sua confecção. É por isso que muitas questionam que depois da peça pronta percebem que o ponto esticou.
Sugestões : amarre sempre que necessário um fio de outra cor na lateral da carreira em cada alteração de ponto que houver, porque durante a confecção da peça você precisará fazer as emendas e costuras e isto facilitará visualizar os aumentos e diminuições, também para confeccionar costas e frente com alterações de pontos uniformes e padronizadas nas carreiras certas.
DEPOIS DE TUDO ISSO ESCLARECIDO, BOM TRICÔ PROCÊ!
(imagem by internet)
Nenhum comentário:
Postar um comentário